Forum CTI - Notícias

CG 2035 APRESENTA MAIS DE 60 PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVADOR DE GUARAPUAVA

14/09/2022

Compartilhar

CG 2035 APRESENTA MAIS DE 60 PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVADOR DE GUARAPUAVA

Na noite desta terça-feira (13), no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, ocorreu a cerimônia de encerramento e apresentação de propostas da Conferência Guarapuava 2035 (CG2035), que foi promovida pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), e demais instituições parceiras.

 

O projeto considerado ousado e um marco para o município, é pautado na ciência, tecnologia e inovação, com iniciativas que buscam a promoção de estudos técnicos, debates e a proposição de projetos para o desenvolvimento social e econômico de Guarapuava.

 

“É por meio dessas parcerias, com várias instituições engajadas no futuro de Guarapuava, que vamos conseguir construir políticas públicas sérias e que consigam transformar o presente, para termos um futuro melhor. Nós estamos fazendo isso. Temos trabalhado em diversas áreas, desde a educação até saúde, com intuito de melhorar a qualidade do atendimento e a vida da população guarapuavana, por meio da inovação. Queremos proporcionar para todos um ambiente que possibilite que os jovens, crianças e idosos possam atingir e aproveitar todo o seu potencial”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

A CG2035, foi promovida por mais de 40 instituições que compõem o CT&I de Guarapuava e visou traçar objetivos e planejar os caminhos de desenvolvimento socioeconômico da região, a partir do ecossistema de inovação, por meio de modelos de uma nova economia e novos negócios. Ao todo, 62 propostas foram elaboradas durante a conferência em conjunto com os técnicos, pesquisadores e a sociedade, pensando na Guarapuava para 2035.

 

“Esse movimento do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, nós começamos em 2017, com quatorze entidades. Hoje, temos mais de 40 entidades engajadas,  unidas e preocupadas em transformar a cidade por meio da inovação. A Conferência Guarapuava 2035, impactou mais de quatro mil pessoas diretamente, pela realização de seus eventos, onde cada entidade propôs ações no seu meio. Esse é um sonho coletivo que nós estamos construindo”, destacou o presidente do CT&I de Guarapuava e secretário de Desenvolvimento Econômico e de Inovação e Tecnologia, Sávio Denardi

 

Na ocasião, houve o lançamento do livro CG 2035, com propostas e direcionamentos que contribuam efetivamente para a nova economia, tendo a inovação como propulsora e envolvendo as empresas, instituições de ensino, poder público e a comunidade em geral. Além disso, os integrantes do CT&I, assinaram o pacto de comprometimento “Rumo a 2035” e os participantes do evento puderam assinar um painel com o planejamento de ações a serem executadas durante o período.

 

O evento também contou com a palestra do ex-prefeito de Maringá, engenheiro civil e radialista, Silvio Barros, que apresentou as tendências inovadoras, futuristas e sustentáveis para 2035. Além disso, Silvio enalteceu os avanços e o planejamento inovador que a CG 2035 gerou para Guarapuava e região.

 

“Vocês estão fazendo aqui um trabalho maravilhoso. Quando venho até um município e vejo que a mobilização já foi feita, fico muito contente. Percebo que vocês querem, em conjunto, planejar o desenvolvimento da cidade, por meio da tecnologia e da inovação”, salientou.

 

A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, integrantes das instituições do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de Guarapuava, secretários e secretárias municipais, vereadores e vereadoras, além de representantes das entidades parceiras.

Jornada Educatech traz inovação e tecnologia para Guarapuava e Região

Compartilhar

Jornada Educatech traz inovação e tecnologia para Guarapuava e Região

O primeiro dia contou com vários estandes, mostrando tudo que há de mais novo na área, com universidades ou colégios estaduais

Conforme Sávio França Denardi, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio de eventos como o Educatech, Guarapuava tem possibilidades para desenvolver novos talentos. “Para a gente transformar a matriz econômica de Guarapuava pela inovação, temos que acreditar nos jovens”.

A Jornada Educatech fomenta a cultura da inovação no município. Isso porque, por meio da tecnologia de novas ideias, a vida cotidiana pode ser facilitada, acarretando melhor qualidade de vida para a população. Por isso, é necessário incentivar novas ideias, como relata Isabela Queiroz, uma das organizadoras do evento.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava esteve presente na organização do encontro. As Secretarias de Políticas Públicas Para Mulheres, de Turismo e Eventos, de Esportes e Recreação e a de Desenvolvimento Econômico, são apoiadoras.

EM MINAS GERAIS, FÓRUM DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE GUARAPUAVA REALIZA VISITA TÉCNICA AO ECOSSISTEMA DE ITAJUBÁ

Compartilhar

EM MINAS GERAIS, FÓRUM DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE GUARAPUAVA REALIZA VISITA TÉCNICA AO ECOSSISTEMA DE ITAJUBÁ

A cidade aparece como uma das mais inteligentes e conectadas do Brasil.

Integrando a missão técnica da comitiva guarapuavana ao Estado de Minas Gerais, o Fórum de Ciência e Inovação do município, esteve nesta quinta-feira (24) na cidade de Itajubá, Região Sul do Estado. A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

“A missão consolida um grupo muito forte pensando no futuro da inovação e da tecnologia de Guarapuava. Buscamos conhecimento, referências e fizemoss muitas conexões para levar tudo isso para o nosso município. Entendemos que é por meio desta troca com experiências exitosas que seremos mais assertivos em ação para o desenvolvimento ainda maior da nossa cidade”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sávio Denardi.

FÓRUM DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE GUARAPUAVA REALIZA MISSÃO TÉCNICA AO “VALE DA ELETRÔNICA”, EM MINAS GERAIS

Compartilhar

FÓRUM DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE GUARAPUAVA REALIZA MISSÃO TÉCNICA AO “VALE DA ELETRÔNICA”, EM MINAS GERAIS

Inovação, tecnologia e fortalecimento do ecossistema foram o foco da missão técnica realizada por uma comitiva de Guarapuava ao Município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, nesta quarta-feira (24). A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e contou com a participação dos integrantes do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município. A cidade mineira, destino da viagem, é referência internacional no setor, sendo conhecida como “Vale da Eletrônica”.

“Essa troca de experiências visa agregar conhecimento ao nosso Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entendemos que os ‘cases’ que o Vale da Eletrônica, no Município de Santa Rita de Sapucaí, apresenta serão benéficos para as nossas ações futuras. Temos avançado muito na área, mas ainda estamos no início de tudo isso. O contato que tivemos durante as visitas evidencia a importância do ecossistema unido, visando soluções eficientes para as cidades”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sávio Denardi.

Fórum de Ciência, tecnologia e inovação elege nova presidência

Compartilhar

Fórum de Ciência, tecnologia e inovação elege nova presidência

Na manhã desta quinta-feira (15), na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, ACIG, foi realizada a eleição da nova presidência do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava. O atual presidente, Sávio Denardi, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município, conduziu a reunião e fez um balanço da gestão nos dois últimos anos.

“Nós atravessamos um momento de muitas incertezas devido à pandemia, mas mantivemos a conexão entre as entidades e membros do Fórum para elevar Guarapuava a outro patamar de desenvolvimento, fortalecer as ações locais e atrair novos investimentos. Graças a contribuição de cada um, temos uma longa lista de conquistas, entre elas a Conferência Guarapuava 2035, missões técnicas nos principais centros tecnológicos dentro e fora do país e, principalmente, a articulação de atividades para consolidar nosso ecossistema de inovação”, afirmou.