Forum CTI - Notícias

1o Simpósio Internacional de Oncologia de Guarapuava

O CEO do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, foi convidado para palestrar sobre O CTP e as Startups de Pesquisa em Oncologia

Compartilhar

1o Simpósio Internacional de Oncologia de Guarapuava

Na segunda-feira (3 de junho), o Hospital São Vicente de Paulo realizou, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, o primeiro Simpósio Internacional de Oncologia de Guarapuava, com enfoque no Estado de Arte no Manejo de Tumores Cerebrais. O evento foi em parceria com Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Fempar, Cilla Tech Park, Ceanne, Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sociedade Brasileira de Neurologia, Academia Brasileira de Neurologia e Academia Paranaense de Medicina. O Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia (CEANNE), que também fez parte da realização do evento, é uma das empresas ligadas ao Cilla Tech Park.

 

O CEO do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, foi convidado para palestrar sobre O CTP e as Startups de Pesquisa em Oncologia. Paulo salientou em sua fala sobre o crescimento na área da saúde em Guarapuava. O território é a Sede do Vale do Genoma e conta com o Câncer Center que tem se tornado referência no Estado. Esses ambientes estão no perímetro do Parque Tecnológico e as pesquisas têm potenciais de se tornarem novos negócios. Paulo também comentou sobre como o Espaço Maker do CTP, já faz parte de projetos para a utilização de 3D na área oncológica.

“O Guarapuava tem se tornando um espaço de simpósios internacionais na área de saúde. No ano passado tivemos o Simpósio de Medicina de Precisão. Hoje estamos realizando aqui, em parceria com a Universidade Cornell e com a Faculdade Mackenzie, o Simpósio Internacional de Oncologia. É Guarapuava na vanguarda da saúde, a saúde na busca da qualidade de vida da nossa população”, afirmou Paulo Alvim.

No evento também foi apresentado o Minter (pesquisa em Câncer) – mestrado interinstitucional CNPQ entre o Cilla Tech Park e Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná pelo Prof. Oswaldo Malafaia (FEMPAR). Contou também com fala dos médicos especialistas que atuam no Hospital São Vicente de Paulo – Unidade Cidade dos Lagos, no Câncer Center, sobre as tecnologias utilizadas nos tratamentos e do professor Antonio Bernardo da Weill Cornell Medicine de Nova Iorque, que abordou sobre qual treinamento um neurocirurgião deve ter para ter bons resultados em casos de tumores no cérebro e no crânio.

 

O Cilla Tech Park busca o desenvolvimento regional e a saúde de qualidade é um dos pontos cruciais para isso. Com inovações na saúde, tecnologia e pesquisa de ponta, proporcionamos a sociedade melhores futuros.

Novo Napi estudará técnica de construções com madeira engenheirada

Compartilhar

Novo Napi estudará técnica de construções com madeira engenheirada

Utilizar uma madeira mais sustentável e renovável pode tornar a região de Guarapuava como um polo de construções com esta tecnologia no Paraná. O resultado será de pesquisas que farão parte da proposta aprovada do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Wood Tech.

Os estudos estão sendo feitos por pesquisadores do Campus Guarapuava em parceria com o Cilla Tech Park, Prefeitura de Guarapuava, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e receberão R$ 2.680.528,00 de recursos da Fundação Araucária.

A liberação do recurso foi aprovada no início do mês de agosto pela Comissão de Análise Preliminar dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação.

A madeira engenheirada tem sua origem de floresta de manejo, plantadas para fins comerciais e que retiram CO2 da atmosfera. Dessa forma, segundo a proposta, o recurso será mais sustentável e renovável se comparado aos demais materiais como o concreto e o aço.

Outra vantagem é com relação a sua resistência, já que o controle de qualidade desta madeira é maior nas fábricas, além da praticidade de utilizar um material mais leve que facilitará a fase de execução das obras.

“O uso da madeira engenheirada é muito comum no hemisfério norte pois é considerado um material que já realiza o “sequestro” de CO2 da atmosfera. Tivemos a proposta aprovada e em breve iniciaremos os trabalhos na UTFPR junto com a Unicentro”, explica o professor Marcelo Granza.

Em outubro, uma comitiva paranaense realizará visitas em alguns Países da Europa, como Suécia e Áustria, para conhecer técnicas de construção em madeira.

Entre os proponentes do Napi, além do professor Marcelo Granza, está o pesquisador do Campus, Rodrigo Ribeiro, o professor da Unicentro, Everton Hilig, e o conselheiro do Cilla Tech Park, Paulo Alvim.

Connect Week Summit

Compartilhar

Connect Week Summit

10 Palcos
Simultâneos

Com mais de 200 palestras inspiradoras e mais de 100 expositores, o Connect Week Summit é o lugar onde as ideias se encontram para potencializar a inovação.

 

Arena de
Negócios

Com mais de 100 expositores, incluindo a Universidade Positivo e o Governo do Paraná. Conecte-se com startups no evento CWB Startups e aproveite oportunidades únicas de networking e inovação.

 

Vila
Gastronômica

Onde uma seleção de restaurantes e food trucks oferecem uma experiência culinária diversificada. Aproveite para fazer networking enquanto saboreia pratos deliciosos em um ambiente acolhedor e vibrante.

 

Happy Hour

Participe do Happy Hour após as plenárias no Viasoft Experience. Aproveite também os Happy Hours oficiais em Curitiba, com descontos e brindes exclusivos para participantes do Connect Week Summit. Relaxe, socialize e amplie suas conexões em um ambiente acolhedor e festivo!

 

⁠Caravana para Conecta PR

Compartilhar

⁠Caravana para Conecta PR

Para participar da seleção do Matchmaking é preciso se inscrever, gratuitamente, até o dia 18 de maio. O consultor do Sebrae/PR, Rafael Tortato, explica que as startups serão selecionadas conforme a avaliação do estágio, modelo de negócio, mercado, tração, formação do time e atratividade para investidores.

As escolhidas serão capacitadas com mentorias coletivas, workshops e treinamentos sobre indicadores de crescimento, plano de ação e alocação de recursos, pitch (apresentação rápida), materiais para captação, preparação do pipeline de captação (oportunidades de negócio que estão em andamento), entre outros.

“Essa iniciativa é importante, pois o papel do Sebrae/PR é conectar os investidores e startups que estão buscando capital para crescer, se desenvolver e escalar sua operação. Será um momento de conexão estadual durante o evento e isso permitirá ter startups de todo o Estado e investidores de diferentes regiões do Brasil”, frisa.

O ConectaPR, um dos principais eventos para startups do Paraná, tem por objetivo apresentar conteúdos relevantes para os empreendedores, conectar as diversas regiões do Estado através de caravanas e da participação de diversos atores do ecossistema, bem como promover as startups atendidas pelo Sebrae/PR em um espaço de exposição.

As inscrições para o evento estão abertas. Entre os palestrantes confirmados, estão Diego Barreto, VP Finanças e Estratégia do IFood, e Igor Coelho, CEO do Grupo Flow. Na programação do evento, estão previstos games, palestras, workshops, mentorias, consultorias, networking, exposição, entre outros.

Caravana para Inventum Pato Branco

Compartilhar

Caravana para Inventum Pato Branco

Feira de tecnologia e inovação acontece de 5 a 9 de junho, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná; atividades são gratuitas

Entre os dias 5 e 9 de junho, em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, acontecerá a Inventum 2024 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, considerada um dos maiores eventos multissetoriais de inovação do Estado. E o Sebrae/PR estará presente com programação agregada de conhecimento, conteúdos e experiências.

O consultor do Sebrae/PR, Angelo Neto, pontua que a expectativa é proporcionar aos participantes um ambiente repleto de interatividade, conexões e conhecimento.

“A Inventum é uma oportunidade para os empreendedores e para quem gosta de tecnologia acessar conteúdos e fazer networking. A programação será totalmente gratuita para que os participantes possam aplicar nos seus empreendimentos ou sair da feira com insights que contribuam com o desenvolvimento dos seus negócios”, afirma Angelo.

A programação inicia na quarta-feira (5), das 18h às 22h, e terminará no domingo (9), às 20h. Durante todos os dias da Inventum haverá atendimento ao público no estande do Sebrae/PR. O espaço abrigará o Espace Room, que mistura raciocínio e aventura, além de ações do Programa de Geração de Negócios Inovadores.

Na quinta-feira (6), o Sebrae/PR preparou uma programação voltada para a parte de esportes, desde oficinais sobre e-sports e realidade virtual até a gestão esportiva na era digital.

Outro evento agendado para a quinta-feira (6), será o Workshop Olhares e Lentes, que debaterá a importância do líder e as suas decisões em um mundo em constante evolução, bem como essas impactam a vida das suas equipes.

Sexta-feira (07), a programação contará com o Workshop Pequenos Negócios Internacionais, com foco no entendimento e simplificação das barreiras do mercado internacional, com dicas de como importar produtos e os pilares básicos para quem deseja exportar.

Já no sábado (8), acontece o talk-show “Mulheres na Inovação”, dedicado ao debate e atuação feminina no campo da inovação empresarial. Ainda no dia 8, o Investing Day terá como foco a busca por investidores em startups.

 

A programação completa e o formulário de inscrição para quem deseja participar das ações do Sebrae/PR durante a Inventum 2024 estão disponíveis no link: https://www.sympla.com.br/produtor/feirainventum2024

Meetup Health Tech

Compartilhar

Meetup Health Tech

Você está pronto para a revolução?
Prepare-se para uma conversa disruptiva no Cilla Tech Park! Em parceria com a Geneall, a startup que está redefinindo a interpretação do mapeamento genético através da inteligência artificial, temos o prazer de convidá-lo para um evento que promete desafiar suas percepções sobre a tecnologia na área da saúde.
No nosso meetup “Inteligência Artificial na Saúde”, não vamos apenas falar sobre o futuro – vamos provocá-lo. Imagine um mundo onde a inteligência artificial não apenas organiza suas consultas clínicas, mas também revoluciona a forma como entendemos e tratamos a saúde humana. Estamos aqui para discutir e questionar: A IA vai substituir os profissionais da saúde? A resposta não é tão simples. Vamos debater como a IA pode complementar, melhorar e, sim, até desafiar o papel tradicional dos profissionais de saúde. Assistentes virtuais além do Dr. Google: Você vai ser consumir das mesmas fontes que seu paciente? Quais as necessidades específicas e possibilidades na utilização da IA?  Vamos explorar como essas ferramentas estão ultrapassando os limites da tecnologia convencional. Integração da IA com o mapeamento genético: E se disséssemos que você pode entender melhor seu corpo do que nunca? Junte-se a nós para descobrir como a combinação de IA e mapeamento genético pode integrar fatores ambientais, hábitos de vida e dados de saúde para criar um plano de saúde verdadeiramente personalizado.
Este é o momento de quebrar barreiras e abraçar o futuro. Venha discutir como a tecnologia pode não apenas mudar, mas também melhorar a vida humana.

Lançamento projetos SCT&I

Compartilhar

Lançamento projetos SCT&I

O Fórum foca em três eixos principais para o futuro:

  • Formar novas gerações: as habilidades do futuro são adquiridas por meio da educação, desenvolver e investir em uma formação tecnológica, criativa e disrruptiva desde as séries iniciais, estabelece as bases para uma cultura de inovação.
  • Melhorar a qualidade de vida: a inovação só acontece quando impacta a vida das pessoas, essa parte da visão está relacionada com a melhoria na qualidade de vida, seja estrutural, financeira, ambiental ou social, impactando em um desenvolvimento das pessoas com o meio onde vivem.
  • Ambiente de negócios propício para a inovação: para Guarapuava se tornar um polo tecnológico de referência, é necessário construir políticas públicas solidas e efetivas, que incentivem o setor produtivo a investir em tecnologia.

 

Nesses dois anos, a cidade recebeu visitas das Secretarias de Educação de Maringá, Ponta Grossa, Toledo e do secretário de Inovação do Estado do Paraná, Marcelo Rangel, promovendo momentos de troca de conhecimento. Os projetos criados pela equipe se tornaram grandes aliados para melhorar a motivação e o desempenho dos alunos.

Conheça quais são eles:

  • Projeto + cinco

Desenvolvido para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio de vídeo aulas, as crianças têm acesso a conteúdos direcionados para a Prova Brasil.

  • Projeto 1-2-3 Aperta o Play

O projeto surgiu durante a modalidade de ensino híbrido, devido à pandemia de Covid-19. Foram gravadas vídeo aulas por professores das disciplinas de artes, educação física e ensino religioso, e os materiais foram editados e disponibilizados em um canal do projeto no YouTube. Apesar de ser um projeto destinado aos alunos das Escolas Municipais de Guarapuava, qualquer um pode acessar o canal do ‘123 Aperta o Play‘.

A SME também fez projetos voltados aos professores, realizando oficinas sobre recursos digitais para facilitar o dia a dia deles, como a plataforma Educaplay, que possibilita a criação de atividades educativas como sopa de letras, palavras cruzadas, completar textos, diálogos, ditados e etc. Esse cuidado e preocupação também se estendem às crianças surdas, no projeto Laboratório Bilíngue e Sala Multifuncional que acontece durante o contra turno escolar.

Em 2022, foi lançada a plataforma Matific para ensino de matemática, com conteúdos interativos e atividades lúdicas. A ferramenta promove o pensamento crítico por meio da autodescoberta, incentivando o aprendizado. A plataforma conta com mais de 2.000 atividades é utilizada por alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental. O projeto Matific recebeu ainda mais apoio quando foram entregues mais 30 tablets, para serem usados por 108 alunos durante as aulas de matemática.

  • Educa Mais Guarapuava

É um projeto voltado para a aplicação de uma prova realizada em todas as escolas da rede pública municipal, nas turmas do 1º ao 5º ano. O objetivo é avaliar o nível de educação das crianças e familiarizá-las com esse formato de avaliação.

  • Cientista Kids

O evento ‘Cientista Kids’ tem o intuito de estimular o interesse e a curiosidade das crianças no que diz respeito às ciências.

  • Educashow

É o maior evento voltado para capacitação de educadores nas áreas de tecnologia e inovação. Assim foi organizada a troca de experiências entre os educadores, com palestras e minicursos. A Secretaria também promoveu o lançamento do RHAI (Recursos Humanos Aprimoramento Individual), um projeto desenvolvido com o objetivo de proporcionar qualidade no ambiente de trabalho para os professores, contando com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e oficinas para a saúde física e mental deles.

  • Aplicativo EducaMaisGuarapuava

O aplicativo permite que os pais estejam mais presentes na vida escolar dos filhos, mesmo na correria do dia a dia. O app funciona em tempo real, sendo utilizado para realizar o monitoramento do deslocamento da criança, verificar notas e faltas, acompanhar o cardápio alimentar e realizar a rematrícula. Os alunos podem receber informações e anotações extras através da funcionalidade também.

  • Projeto Guará Kids

O desenvolvimento do projeto começou em agosto de 2022. A SME levou aulas de inglês para os alunos das escolas municipais rurais e do interior de Guarapuava. As aulas de Língua Inglesa ocorreram em duas modalidades, de forma remota, com aulas ao vivo pela plataforma ‘EducaMaisGuarapuava‘, e presencialmente, de maneira gradual, nas escolas do município.

O prefeito Celso Goés entregou 35 tablets, modelo Samsung Tab 8 com teclado, para cada uma das 14 escolas municipais contempladas pelo programa do Governo do Estado do Paraná, ‘Piá Conectado‘, para que os alunos possam acessar a plataforma ‘aprimora‘ com atividades de língua portuguesa. Além disso, o município adquiriu mais 30 computadores para os novos laboratórios de informática.

Guarapuava tornou-se destaque em todo o Paraná por outras iniciativas relacionadas à inovação e educação, como: cinco escolas municipais de Guarapuava estão entre as 100 melhores do país nas Olimpíadas Matific, e o desenho de uma aluna guarapuavana está entre os 20 melhores desenhos do Estado.

Já na área de segurança, a prefeitura municipal instalou portões eletrônicos e interfones nas escolas e CMEIs da cidade. E as inovações não param se acontecer, de janeiro a junho de 2023, mais projetos estão tomando forma.

  • Prêmio Nacional Educador Transformador 2023

Três professores de escolas municipais e de um Centro Municipal de Educação Infantil, o CMEI, foram pré-selecionados para concorrer às premiações. O evento tem o objetivo de incentivar a educação e selecionar os projetos que mais fizeram a diferença na área, entre 2021, 2022 e 2023.

  • Guará-code

O projeto visa ensinar a lógica da programação em blocos, ou seja, de forma mais dinâmica, para alunos desde a educação infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando atividades on-line e off-line. O meio de aprendizagem é a programação em blocos, uma forma de programar computadores sem precisar escrever código em linguagem de programação tradicional.

  • Programa Educacional TiX

A SME realizou uma oficina para apresentação e introdução do Programa Educacional TiX aos professores da rede municipal. O TiX foi desenvolvido especialmente para auxiliar os professores na educação inclusiva, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas que auxiliam no processo de aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.

  • Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

O projeto já existe desde 2013 e começou a ser trabalhado em Guarapuava a partir de 2015, crescendo a cada ano. O projeto faz parte do Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação, chamado de ‘Crer&Ser’. O intuito é desenvolver a criatividade da criança, suas habilidades e as competências socioemocionais e gerais.

  • Projeto Crer&Ser

O Programa Municipal de Educação Empreendedora e Inovação, chamado de ‘Crer&Ser, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da cidade e para a construção de um futuro melhor para todos, por meio da formação de um perfil empreendedor e do estímulo à inovação.

O projeto Crer&Ser é dividido em dois eixos, o EducaUP e o InovaKids. O EducaUP tem o objetivo de transformar as realidades através da educação empreendedora e inovadora. E o segundo eixo, é o InovaKids, voltado para o aprimoramento da tecnologia como ferramenta de ensino.