Forum CTI - Conferência Guarapuava

Conferência Guarapuava

A Conferência Guarapuava 2035, co-criada pela rede de atores do Fórum de CT&I, teve como objetivo envolver a sociedade nas discussões sobre a visão de futuro estabelecida pelo Fórum.

 

Utilizando uma metodologia específica para aumentar o sentimento de pertencimento entre os atores do Fórum, a conferência objetivou concretizar a visão de Guarapuava 2035, onde a colaboração entre empresas, entidades e poder público eleva o perfil tecnológico da região, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e consagrando Guarapuava como um importante polo tecnológico e um dos melhores lugares para viver.

Imagem 0
Banner 01
Banner 01
Imagem 1
Banner 01
Banner 01
Imagem 2
Banner 01
Banner 01

Guarapuava como importante polo tecnológico do País e um dos melhores lugares para se viver.

A CG 2035, como é carinhosamente chamada, obedeceu a uma metodologia estruturada entre os membros do Fórum. Os procedimentos metodológicos adotados compreenderam oito fases distintas, porém interligadas, partindo-se da proposta de valor para cada ator envolvido e ainda uma proposta de valor coletiva, alinhadas ao público alvo dos eventos, sem uma visão genérica, potencializando o alcance da CG2035. Isto permitiu a criação de uma agenda de propostas para 2035.

 

A construção e consolidação do ecossistema de inovação de Guarapuava baseou-se no modelo de hélice sêxtupla* de atores, enfatizando comunicação, confiança, fluxo e compartilhamento de conhecimentos, além de ativos tecnológicos e a presença de laços fortes e fracos na rede, com foco na sustentabilidade e na importância dos movimentos endógenos para a economia regional.

* Labiak Jr, 2020.
Fruto deste trabalho, foi publicado, em setembro de 2022, o e-book
como forma de congregar as boas práticas utilizadas pela Governança do Ecossistema de Inovação, o FCT&I, e documentar as ações que, uma vez executadas, levarão Guarapuava para um futuro próspero e inovador.

Cocriar o evento e o Ecossistema de Inovação demonstram a importância de se trabalhar em rede, como fruto da participação dos CPF (pessoas físicas), garantindo confiança, e dos atores da hélice sêxtupla, gerando credibilidade e perpetuação de ações.

 

** Silvestre Labiak Jr; Agenor Felipe Krysa. (Orgs.). 1. ed. Guarapuava: Funespar, 2022.

Vídeo